William Anderson diz que foi preciso mais do que força de vontade para perder 140 quilos e mantê-lo por mais de 30 anos. Aqui está o seu conselho sobre como mudar seus hábitos alimentares a longo prazo.
Por Julie Compton
Em meados da década de 1980, William Anderson perdeu 140 quilos em 18 meses. O psicoterapeuta tem mantido o peso desde então, mas ainda come o que quiser, e aguarda com expectativa o Dia de Ação de Graças .
“Eu vou comer peru e molho e molho de abóbora e torta de abóbora, e todas essas coisas, mas será nas porções que eu me habituo”, diz Anderson à NBC News Better.
Anderson, autor do popular livro sobre perda de peso “ The Anderson Method ”, diz que ele era obeso desde a infância até os 30 anos. Ele diz que finalmente perder peso depois de muitos anos de luta exigiu mais do que a força de vontade.
“Comecei a encará-lo como um problema comportamental, em vez de um problema corporal ou um problema de dieta”, ele diz, “e comecei a aplicar o que sabemos que funciona em termos de ser capaz de mudar o comportamento”.
Aqui está o seu conselho sobre como mudar hábitos alimentares a longo prazo .Antes de fazer dieta, conte a quantidade de calorias que você está comendo
A maioria das pessoas só conta calorias quando está fazendo dieta e volta a comer “normal”, diz Anderson. Mas ele diz que esse modo de pensar está de trás para frente.
Se você está indo para perder peso e mantê-lo , diz Anderson, você precisa contar o número de calorias que você come atualmente.
Saber quantas calorias você considera atualmente “normal” irá dissuadi-lo de voltar atrás em velhos hábitos, explica ele.
“Se o ‘normal’ que você está pensando em voltar é o comportamento que faz as pessoas com excesso de peso … o que você está fazendo é perder peso e planejar recuperá-lo novamente”, diz ele. “O principal trabalho que precisamos fazer é não perder o peso – está desenvolvendo uma maneira de viver onde você não vai ganhar peso.”
Esqueça um número na balança
Muitas vezes, as pessoas que querem perder peso estão hiper fixadas em alcançar um certo número na escala , de acordo com o autor. Se esse é o seu objetivo, ele diz, você provavelmente mudará seus hábitos alimentares e rotinas de exercícios até que você atinja esse número, e então volte aos seus velhos hábitos.
“Perder peso é bom”, diz Anderson. “É um grande presente, mas a principal coisa que as pessoas precisam fazer é aprender a viver de uma maneira que não ganhem peso”.
Anderson diz que não há truques extravagantes para manter um peso saudável: tudo que você tem que entender é a quantidade de calorias que você precisa para mantê-lo e ficar nesse intervalo. Também é importante ser realista, diz ele. Se você gosta de um estilo de vida predominantemente sedentário, o quanto você come precisa refletir isso.
“Precisamos olhar para o que é a taxa metabólica que eu terei para o resto da minha vida para a maneira que eu quero viver”, explica Anderson.
Você pode usar esta calculadora on-line simples para entender quantas calorias você precisa comer, considerando seus níveis regulares de atividade.
Coma o que você gosta
Um estudo recente descobriu que pessoas que mantêm uma dieta pobre em carboidratos após a perda de peso tendem a permanecer magras. Embora a alimentação saudável seja importante, o terapeuta comportamental diz que é importante continuar gostando dos alimentos que você deseja .
Sua primeira regra é comer o que você gosta, mas em porções menores.
“Eu aprendi a comer o que eu gosto nas porções que me impedem de ganhar peso , e eu gosto mais do que o comer que eu costumava fazer quando eu estava acima do peso”, diz ele.
Essa regra de “comer o que você gosta” vai contra a maioria dos conhecimentos convencionais, diz ele, porque as pessoas muitas vezes acreditam que podem desistir de certos alimentos por um trecho e depois voltar a seus hábitos alimentares “normais”.
“Essa ideia de que vou fazer algo que odeio perder esse peso cria uma aversão a fazê-lo”, explica Anderson.
Em vez disso, ele explica, você precisa reduzir a quantidade que come enquanto ainda come o que gosta.
“Para criar comportamento, você tem que associar recompensa a ele”, diz Anderson. “E se você fizer isso diariamente, ficará viciado em hábitos saudáveis , e é isso que precisamos fazer.”
Hora das suas refeições
A estratégia número um que Anderson emprega para manter um peso saudável é o tempo das refeições . Ele diz que só come em horários específicos durante o dia e jejua entre as refeições.
Nos fins de semana, Anderson se permite comer mais, mas mantém uma ingestão calórica balanceada ao longo da semana. “Não é uma questão de enlouquecer no fim de semana”, ele avisa.
Perder 140 quilos e mantê-lo foi uma mudança de vida para os 69 anos de idade.
“Para ser capaz de resolver esse problema e me sentir bem comigo mesmo e com o meu futuro, quero dizer, é a melhor coisa que já aconteceu na minha vida”, diz Anderson.